Minas por Região
Governador

00h00min - 23 de Janeiro de 2003 Atualizado em 21h17min - 27 de Junho de 2013

Votorantim comunica a Aécio novos investimentos em Minas

Minas está se preparando para criar condições para atrair os investimentos necessários ao crescimento econômico do Estado. O governador Aécio Neves abriu as negociações com o grupo Votorantim, em encontro nesta quarta-feira(22), com o empresário Antônio Ermírio de Morais, no Palácio da Liberdade.

Antônio Ermírio anunciou o término do projeto de expansão da Cia. Mineira de Metais, em Três Marias, cuja inauguração está prevista para o final do mês de fevereiro. Segundo o presidente do grupo, que veio convidar o governador para o evento, o projeto demandou investimentos de US$ 250 milhões, e começou em 1969, produzindo quatro mil toneladas de zinco. Com a expansão, a produção passa de 110 para 160 mil toneladas/ano.

Três Marias é a única unidade industrial do mundo capaz de tratar, de forma integrada, os concentrados de zinco, silicato e sulfetado. É, também, a primeira no Brasil a implantar a eletrólise no processo de metalurgia de zinco.

Declarando-se um entusiasta por Minas Gerais, " que freqüento desde 1949 e tem tudo para crescer", Antônio Ermírio disse que também conversou com o governador sobre dois outros projetos: a elevação da produção de zinco, na reserva, em Juiz de Fora, das atuais 100 mil toneladas/ano para 200 mil toneladas; e em Cataguazes, a criação de uma indústria de alumina para exportação, que vai demandar investimentos da ordem de US$150 mil a 250 mil, com a geração de 350 empregos, além dos 120 já alocados na mineração.

Parceiros da Cemig na geração de energia própria para alimentar suas usinas, outra possibilidade anunciada por Ermírio será o aumento da participação do grupo em Igarapava, onde a empresa já gera 40% da energia consumida. "Fazemos usinas, tanto quanto possível, para aliviar a Cemig de uma pressão energética que vem crescendo", argumentou ele.

Reforma Tributária

Delegando ao governador a responsabilidade e autoridade para pressionar pela implantação da reforma tributária , o empresário afirmou que ela é essencial, sob pena de se aumentar a massa da economia informal.

Ao agradecer a Antônio Ermírio a confiança em investir no Estado, o governador Aécio Neves destacou que sua presença, no início de seu governo, tem um simbolismo muito grande, "porque além da vinculação extremamente estreita, diria até, histórica, que ele e sua empresa têm com Minas Gerais, agora marcada pela inauguração de Três

Marias, nós falamos de novas perspectivas, novos investimentos no Estado".

Segundo Aécio Neves, isso mostra que Minas inicia um novo ciclo na busca de investimentos efetivos que tragam desenvolvimento ao Estado e gerem empregos e receita. "A presença do doutor Antônio Ermírio, de fato, pela dimensão que ele tem hoje, pelo que ele significa como brasileiro empreendedor, que acredita no Brasil, acho que é uma demonstração também de que ele acredita em Minas Gerais e de que os investidores sérios do Brasil devem também acreditar no Estado", afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com